4 cuidados essenciais com seladora grau cirúrgico
A seladora grau cirúrgico é essencial para clínicas médicas, consultórios odontológicos, centros de estética, estúdios de tatuagem e outros estabelecimentos que devem realizar a assepsia de instrumentos.
Diante disso, a seladora precisa oferecer as condições de limpeza adequadas para atender as demandas desses ambientes controlados, além de garantir uma vedação segura às embalagens e ter um longo período de vida útil. É possível alcançar todas essas vantagens através de alguns cuidados práticos com a seladora grau cirúrgico. Veja só:
1. Use a embalagem correta para o equipamento e não reutilize
Em geral, a seladora grau cirúrgico funciona com papel grau cirúrgico ou autoclave, portanto não utilize outros tipos de embalagens no equipamento. Isso pode causar danos à peça de selagem, além de não ser eficiente para vedação do pacote.
Outro ponto importante é que a vigilância sanitária proíbe o reaproveitamento das embalagens. Ou seja, use cada pacote apenas uma vez e, após a esterilização, identifique com data, validade e nome do responsável pelo processo. Assim é possível evitar contaminações e garantir uma vedação eficiente.
2. Armazene a seladora grau cirúrgico em local adequado
Mais uma dica de ouro é: sempre armazene a seladora grau cirúrgico em local adequado. Os modelos de bancada podem ficar em cima de mesas, armários ou bancadas, mas longe do sol, umidade ou poeira.
Essa orientação também vale para as seladoras de pedal que ficam no chão, mas devem ser mantidas em local seco, arejado e livre de agentes contaminantes. Afinal, a poeira, água ou umidade podem entrar no mecanismo da seladora grau cirúrgico, causando problemas de funcionamento e até mesmo a oxidação da máquina. Já o sol pode superaquecer os dispositivos, principalmente modelos elétricos.
3. Crie um cronograma de manutenção e limpeza da máquina
A higiene é fundamental para evitar a contaminação de produtos e embalagens que serão esterilizadas ou que já passaram por essa etapa. Nesse caso a dica é criar uma rotina de limpeza da seladora grau cirúrgico, sempre no final de cada turno.
Nesse caso, lembre-se de desligar o equipamento da tomada para fazer a higiene correta e evite aplicar de produtos abrasivos ou não recomendados para o material da sua seladora grau cirúrgico.
Além disso, realize manutenções periódicas para avaliar os componentes da seladora grau cirúrgico. Caso seja necessário trocar peças, compre acessórios de reposição originais e feche negócio com fornecedores especializados em seladoras.
4. Siga as instruções do fabricante e conheça tudo sobre o seu modelo
E, é claro, pesquise tudo sobre a sua seladora grau cirúrgico para saber quais são as funcionalidades da máquina e a forma correta de manuseá-la. Em geral, os modelos são fáceis de operar, mas não deixe de conferir o manual de instruções para saber quais são as recomendações do fabricante.
Além de evitar defeitos ocasionados pelo uso incorreto, ao saber manusear a seladora grau cirúrgico você aproveita ao máximo as funcionalidades da máquina. Afinal, cada seladora tem suas especificações e deve ser operada de maneira única.
Gostou de saber tudo sobre os cuidados com seladora grau cirúrgico? Aproveite para conhecer também a importância da seladora para autoclave no setor da saúde. Assim você fica sabendo os motivos pelos quais esse equipamento não pode faltar no seu ambiente.