Embalagem a vácuo: saiba como conservar seus alimentos com essa técnica
Se você trabalha com a manipulação de alimentos, já deve ter ouvido falar sobre a técnica de embalagem a vácuo. Esse método é conhecido por conservar os produtos e até mesmo estender o prazo de validade deles. Não é à toa que ganhou espaço em diversos segmentos da indústria alimentícia, sendo útil até mesmo para as entregas de delivery.
Para colocar em prática essa nova maneira de embalar, é necessário utilizar uma seladora a vácuo de qualidade e, é claro, saber preparar os alimentos para selagem. Pensando em deixá-lo a par sobre essa tendência que promete revolucionar a produção de alimentos, a STN Online reuniu tudo o que você precisa saber para aplicar a técnica de embalagem a vácuo nos seus produtos. Acompanhe!
Antes de mais nada, escolha uma boa máquina de embalagem a vácuo
O primeiro passo para o sucesso dos seus produtos é escolher uma seladora a vácuo de qualidade para facilitar o processo. Para isso, procure um fornecedor de confiança com estoque amplo, como a STN Online. Assim você tem acesso a uma vitrine diversificada, com alta qualidade e encontra facilmente o equipamento que se encaixa melhor na sua produção.
Em geral, a operação com o modelo é muito fácil, basta separar o alimento preparado no plástico, posicioná-lo na máquina de selagem com a parte aberta, ligar o equipamento e, depois do processo, retirar a embalagem. Depois disso, você terá uma embalagem sem nenhum ar dentro e muito bem lacrada.
Com essa técnica é possível conservar melhor seus produtos, já que sem a presença de oxigênio, não haverá bactérias que aceleram o apodrecimento dos alimentos dentro das embalagens.
Saiba preparar os alimentos para embalar a vácuo
Uma dúvida muito comum na hora de realizar o processo de embalagem a vácuo, é sobre como preparar os produtos para a selagem. Diversos alimentos podem se beneficiar com a técnica, basta saber como deixá-los perfeitos para a atuação da máquina. A STN reuniu as principais dicas. Vamos lá!
Grãos, cereais, castanhas e sementes
Sim, os alimentos mais sequinhos podem e devem ser embalados a vácuo, seja moídos, cortados ou inteiros. Isso porque a técnica mantém as propriedades físicas e químicas dos grãos, cereais, castanhas e sementes. Ou seja, ao chegar na mesa do consumidor, a crocância, aroma, e frescor estarão intactos!
Produtos em conserva
Bem como os alimentos secos podem se beneficiar com a selagem, os produtos em conserva também ficam ótimos em embalagem a vácuo. A recomendação é embalar azeitonas, palmitos e outras opções desse segmento com o líquido.
Frutas e verduras
Na hora de conservar frutas e verduras com a embalagem a vácuo é necessário alguns cuidados especiais. Para as verduras, realize o processo de selagem a vácuo, ou seja, retirada do ar e, posteriormente, a inserção de um outro tipo de gás. Isso serve para que as folhas não sejam esmagadas durante a técnica. Por outro lado, fatiar e congelar as frutas, facilitam o consumo e evita o escurecimento daquelas mais sensíveis.
Carnes e embutidos
Por fim, as carnes e embutidos estão entre os produtos mais vantajosos quando submetidos a técnica de embalagem a vácuo. Afinal, o ambiente livre de oxigênio impede a proliferação de microorganismos que contaminam esses alimentos. Portanto, fatie as carnes da maneira que você preferir e utilize a sua seladora a vácuo para garantir a qualidade do alimento.
Além disso, é importante usar embalagens corretas para que a técnica de embalagem a vácuo funcione. Escolha uma matéria-prima própria, já que os plásticos comuns podem facilitar trocas gasosas, fazendo com que o método não seja eficiente.
Agora que você já sabe como conservar seus alimentos utilizando embalagem a vácuo, continue no blog STN e saiba dicas eficientes para fechar um bom negócio ao comprar seladora industrial na zona leste!