Conheça o tipo de plástico certo para cada modelo de seladora de embalagens

Aplicar o tipo de plástico certo para cada modelo de seladora de embalagens é essencial para garantir o melhor acabamento na vedação do material. Além disso, a escolha do plástico adequado para as suas produções (alimentícia, têxtil, papelarias e mais), também contribui para a qualidade dos processos. No entanto, nem sempre essa é uma tarefa, visto a quantidade de máquinas e embalagens plásticas que o mercado oferece.

Para ajudá-lo, a STN Online reuniu as características dos principais tipos de plásticos e a aplicação de cada nos modelos de seladoras. Continue a leitura e garanta o máximo de eficiência nos seus processos de selagem!

Plástico PTEF para seladora de embalagens

O primeiro tipo de plástico indicado para selagem de embalagens é o Plástico Termoencolhível Poliolefínico (PTEF), conhecido por ser um material resistente, antichama, atóxico e transparente. Ao ser expostos a altas temperaturas, essa matéria-prima tende a encolher, sendo indicada para produtos que precisam de embalagens que se ajustem ao seu formato. 

Além disso, esse tipo de material para seladora de embalagens oferece uma barreira protetora contra odores, ou seja, não permite a entrada ou saída de cheiros. Também não deixa resíduos de plástico no equipamento.

Devido às propriedades de molde e acabamento impecáveis, o PTEF é ideal para aplicação em máquina encolhível conjugada, encolhível em L e pneumática, que são indicadas para selagem de: caixas de ovos, brinquedos quadrados, produtos de beleza, materiais escolares, medicamentos, ferramentas e mais!

seladora de embalagens

Seladora de plástico polipropileno  

Outro plástico requisitado para utilização em seladora de embalagens é o Plástico Polipropileno (PP). Esse modelo se encaixa na categoria de termoplásticos, ou seja, é facilmente moldado quando submetido a temperaturas elevadas e pode ser reciclado várias vezes.

Devido ao baixo custo e por apresentar diversas vantagens, o modelo é muito requisitado pela indústria de embalagens. Então, entre os principais benefícios, destaca-se: transparência, flexibilidade, resistência química, pouca absorção de umidade, estabilidade térmica e atóxico. 

Dessa forma, os modelos de seladora de embalagens tubular, manual e robusta são ideais para aplicação do material, além de serem indicadas para selagem de produtos como:

  • saco de areia;
  • saco de gelo;
  • hortifrutis;
  • doces;
  • salgados;
  • açougue;
  • e muito mais! 

Seladora de embalagens polietileno   

Quando o assunto é embalagens flexíveis, o polietileno (PE) é, sem dúvida, o material mais falado. Essa resina termoplástica tem origem através de um processo químico realizado com o etileno. A composição resulta em um material plástico conhecido como “amigo do meio ambiente” por ser facilmente reciclado, além de conter propriedades específicas de acordo com a densidade da matéria-prima: baixa, média e alta. 

seladora de embalagens

Em geral, o PE de baixa densidade é o mais indicado para aplicação em seladora de embalagens, já que a matéria-prima é protagonista na fabricação das requisitadas embalagens flexíveis (opções econômicas, personalizáveis e não rígidas). Ou seja, é perfeito para seladoras manuais, robustas, automática contínua e outras. 

Por outro lado, o material de alta densidade é utilizado na confecção de garrafas e potes, enquanto o médio é destinado a produção de plásticos injetáveis e têxteis. 

Gostou de conhecer mais sobre quais são os plásticos indicados para cada modelo de seladora de embalagens? Com essas dicas da STN será muito fácil encontrar o material ideal para embalar o seus produtos e, é claro, o tipo de seladora que se adequa à matéria-prima. Acesse o nosso site e conheça mais sobre os equipamentos que temos disponíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *