Como fazer a limpeza correta da seladora de alimentos?
A limpeza da seladora de alimentos é, sem dúvida, uma prática essencial para garantir a qualidade das suas selagens, evitar contaminações e, é claro, conservar a máquina em bom estado. No entanto, há muitas dúvidas em relação à maneira correta de higienizar os equipamentos. Para ajudá-lo a manter essa parte da manutenção da seladora de alimentos em dia, a STN Online reuniu as principais dicas sobre o assunto!
Frequência para a limpeza da seladora de alimentos
É indispensável que a limpeza da seladora de alimentos seja realizada periodicamente, ou seja, todos os dias ou conforme a frequência de utilização. Isso porque a falta de higiene nas superfícies pode contaminar as comidas durante o processo de selagem.
Por exemplo, a máquina a vácuo, uma das mais requisitadas para embalar alimentos, utiliza um sistema de prensa. Dessa forma, ao fechar a tampa com o produto dentro, os microrganismos do equipamento terão contato com o que está na embalagem, ocasionando a contaminação da mercadoria.
Além disso, o acúmulo de gordura, poeira e umidade, pode desgastar os componentes da sua seladora de alimentos e atrapalhar o desempenho da máquina. Com isso, a necessidade de substituir peças com frequência e realizar consertos, tornam-se recorrentes no dia a dia da empresa.
Dicas para fazer a higiene correta da sua máquina
É bem simples fazer a limpeza da seladora de alimentos, você vai precisar apenas de sabão neutro e dois panos. Primeiro desligue o equipamento da tomada e, caso esteja quente, espere esfriar. Utilize um pano úmido e o sabão neutro para limpar a parte externa e a câmara. Por último, finalize a higienização secando a superfície com um pano limpo.
Basta seguir o passo a passo a cada final de produção para garantir a segurança alimentar dos seus produtos, o máximo de eficiência das máquinas e redução dos gastos com manutenção de seladora.
Por que não utilizar álcool para limpeza da seladora de alimentos?
Muitas pessoas têm o hábito de utilizar álcool para higienizar os equipamentos, mas essa não é uma solução recomendada para a limpeza periódica, principalmente das seladoras. Apesar de ser eficiente para esterilizar superfícies, o produto pode danificar algumas estruturas, como as tampas de acrílico. Além disso, é essencial tomar cuidado para evitar acidentes, como curtos circuitos e queima dos equipamentos.
Se quiser utilizar o produto para eliminar vírus e bactérias, a dica é verificar quais são os materiais presentes na máquina para evitar prejuízos. No entanto, para não errar, o mais indicado é apostar na solução com água e sabão, que também é muito eficaz contra os microrganismos e dispensa a necessidade da utilização do álcool!
Dicas finais da STN para higiene das seladoras
Por fim, algumas boas práticas contribuem para facilitar a limpeza e manter a higiene diária dos seus equipamentos. A STN Online reuniu as principais, anote todas!
- não embale produtos quentes, o vapor pode oxidar as estruturas da sua seladora de alimentos;
- utilize luvas para o manejo dos produtos;
- se derrubar produtos na superfície durante as produções, procure secar com um pano limpo;
- armazene as seladoras em um ambiente limpo, coberto e arejado (longe da ação de chuva e raios solares).
Assim como fazer a limpeza da seladora de alimentos é essencial para conservá-la, realizar a manutenção do equipamento também é indispensável. Então, continue a leitura sobre o assunto no artigo Manutenção de seladoras: saiba como escolher as melhores peças de reposição!